Para aqueles que desejam economizar e ter uma internet de qualidade e com alta velocidade de download e upload, a internet via rádio, poderá ser uma ótima opção. Uma vez que a internet é transmitida de modo exclusivo com a utilização de uma torre, com antenas que recebem e transmitem o sinal para os computadores.

A economia está presente, no fato de que não são necessários aparelhos comuns para a distribuição de internet, com por exemplo, um modem ou mesmo uma certa quantidade de cabos. Para receber a internet no local desejado, será necessário a instalação de uma antena e um modem, apena isso.

Sobre o funcionamento

Para que você possa aproveitar os benefícios, desta modalidade de internet, é necessário conhecer como funciona a internet via rádio, para que você possa entender o processo de emissão e recepção do sinal.

A transmissão do sinal de internet acontece a partir de uma torre, que possui diversas antenas com o principal objetivo de entregar a internet, para o local aonde terá um receptor do sinal. Deste modo não será necessária a utilização de linhas telefônicas para permitir a navegação. Para que a retransmissão de internet possa acontecer de modo rápido e fácil, é necessário que possuir diversas torres, de modo que estejam instaladas em várias partes da cidade, pois cada uma terá a responsabilidade de transmitir uma parte do sinal, até que chegue a sua casa ou empresa.

internet guaratuba

internet guaratuba via radio

As torres que emitem o sinal de Internet em Guaratuba, podem ser conhecidas como POP’s, e tem a principal função de redirecionar o sinal. E para que esta atividade seja realizada de modo adequado é necessário que a distribuição e instalação sejam bem realizadas, para evitar qualquer incômodo, como por exemplo, a perda do sinal.

Quando a internet banda larga mais barata é contratada, será realizada a instalação de uma antena no local, para que possa receber o sinal da internet. Ela deverá ser alinhada do modo mais preciso possível, para que consiga captar adequadamente o sinal.

Durante o processo de instalação, a equipe responsável irá verificar se não existe nenhum obstáculo ao longo do trajeto, da antena até o local onde se deseja ter o acesso à internet, pois o sinal não consegue desviar possíveis obstáculos, e por isso em alguns casos, pode acontecer a perda ou instabilidade da conexão com a internet.

Podemos então identificar outra vantagem desta modalidade, o baixo custo com a manutenção do sistema, uma vez que não irá necessitar de diversas aparelhagens. E assim é possível entregar uma internet banda larga com alta velocidade e qualidade, apenas com a utilização de torres e antenas.

Start typing and press Enter to search